quinta-feira, 10 de maio de 2012



Esperanza Spalding


Esperanza Spalding é norte-americana e tem 26 anos. Já passou, pelo menos, duas vezes por Portugal. Fui ao seu concerto no Coliseu de Lisboa e fiquei deslumbrado com esta contrabaixista de excepção e dona de uma voz doce e ponderosa. É viciante, garanto-vos!  





Jane Birkin



A encantadora Jane Birkin é a tal “menina” que parece sempre destinada a ser lembrada pelo famoso “Je T’aime Moi non Plus” um dueto notoriamente erótico  com Serge Gainsbourg, o grande amor da sua vida. Vivia-se a “ressaca” de glamour do Maio de 68.


Esta conotação é mais do que injusta e a prová-lo, aconselho, entre outros, o álbum “Arabesque”. Um álbum intimista mas com uma força notável. Acompanhada por músicos argelinos, Jane, pega nas canções de Gainsbourg e embeleza-as, com uma mistura fina de ritmos e harmonias africanas. O violino de Djamel Benyelles (enorme músico) mexe com as nossas emoções mais intrínsecas.

Pegar nas canções de um “monstro” da criatividade é uma poderosa experiência que muitas vezes pode dar errado. Assisti ao concerto no auditório da CGD e garanto que o resultado é sublime.




África Express Presents...

África Express, é uma coleção de música africana em associação com músicos ocidentais: Bjork, Franz Ferdinand, Elvis Costello, Massive Attack, Brown VV, Fatboy Slim e Damon Albarn, tocada por alguns dos artistas mais interessante músicos do continente africano.
Logo na primeira faixa encontramos o J’taime (sex machine), uma autentica bomba musical, interpretada pelos Staff Benda Bilili, irrequieta banda de paraplégicos, que há dois anos levou o publico ao rubro no festival “Músicas do Mundo”, em Sines.
A propósito, Damon Albarn disse: “Quando estamos em África esta música sai do chão. É inevitável, está em toda a parte, e as pessoas são muito generosas em partilhá-la, têm orgulho nisso”.


Hindi Zahra


Hindi, nasceu em Marrocos em 1979 e radicou-se em França desde 1993. A sua música é uma mistura de jazz, ritmos africanos, reggae e muita alma. A música da Hindi é o que críticos anglo-saxónicos gostam de catalogar de “World music”. Ela canta em inglês, francês e berbere, tem uma voz forte e sensual. “Handmade” é o seu primeiro álbum e é uma extravagância. Ouvia-a ao vivo no MusicBox e confirma-se: a rapariga encanta! Muito bom, muito bom... 
O You Tube está cheio de apresentações ao vivo e acústicas fabulosas. A não perder!




Em Sines, o FMM - Festival “Músicas do Mundo” já tem datas marcadas:
19,20 e 21 de Julho
26,27 e 28 de Julho
fmm.com.pt  A não perder!


Nenhum comentário:

Postar um comentário