terça-feira, 8 de maio de 2012

“Tassili” o novo álbum dos TINARIWEN é simplesmente FABULOSO!







Por Manolo


No sudeste da Argélia, existe um vasto planalto chamado Tassili N’Ajjer. É perto da fronteira com a Líbia e abrange cerca de 45.000 quilómetros quadrados. Na falda sul do planalto fica situada uma pequena cidade chamada Djanet e foi aí, no deserto rochoso, numa tenda, perto deste lugar que os TINARIWEN gravaram o seu quinto álbum.Inicialmente o grupo queria gravar o disco no norte do Mali, mas a situação de conflito inviabilizou este objectivo.



O novo álbum dos TINARIWEN atravessa, de novo, emoções complexas sobre o povo Tamashek. Desde o primeiro álbum que este grupo musical genuinamente Touareg aborda com coragem temas relacionados com a vida do seu povo, contra grupos extremistas, religiosos fundamentalistas e outros interesses que não deixam a paz “beber” o chá da amizade, na região.



“Amigo, o que tens a dizer sobre estes tempos de sofrimento que estamos a viver?”. A música dos TINARIWEN chora as pessoas que são obrigadas a desistir da vida nômada do deserto. Todas estas emoções atravessam o novo álbum. Um álbum acústico, apoiado pelo jogo rítmico de pequeno tambores e palmas.  




Para este álbum, os TINARIWEN convidaram alguns amigos. Nels Cline, o prodigioso guitarrista de Los Angeles contribui com a sua guitarra no ambiente de abertura “Imidiwan ma Tennam” . Dois membros dos Dirty Dozen (New Orleans) adicionam ao tema “Ya Messinagt” um peculiar e áspera textura sonora. Kyp Malone e Tunde Adebimpe, dos “TV on Radio”, banda avant-garde de indie-rock, formada em Nova Iorque, em 2002, deslocaram-se ao local da gravação no deserto e deram o seu contributo, acrescentando as suas vozes e algumas harmonias subtis.



A participação destes músicos neste disco parece estranho, no entanto, é uma demonstração de confiança que a banda tem na integridade e singularidade do seu som, e também um reflexo da boa aceitação que esta banda Touareg teve nos Estados Unidos, onde recentemente terminou uma digressão.



TINARIWEN é uma banda que nasceu, vive e canta o deserto. “Tassili” é um álbum fabuloso! Oiça e deixe aqui a sua opinião.  Recomenda-se.

www.tinariwen.com



2 comentários:

  1. Olá, boas...
    Visitei o site do grupo, aqui
    http://www.tinariwen.com/2011/06/tassili/
    Ouvi as faixas e gostei muito... aconselho uma visita e eventual compra (amazon ou iTunes).

    Álvaro Oliveira
    www.ttverde.com

    ResponderExcluir
  2. já estava na altura de os Tinariwen regressarem aos palcos portugueses!

    ResponderExcluir